Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Habitação: mais uma mulher para o Governo

Portugal

  • 333

Ana Pinho assumirá a pasta da recém-criada secretaria de Estado da Habitação

DR

Ana Pinho não entra no Governo pela política. Arquiteta, doutorada em Planeamento Urbanístico e com pós-doutoramento em Políticas Nacionais de Regeneração Urbana, é a nova secretária de Estado da Habitação

O anúncio da nova secretaria de Estado teve honras de debate do Estado da Nação - o anúncio foi feito no discurso inicial, quando António Costa indicava as prioridades do Governo para o futuro. No entanto, o nome de quem assumiria o novo cargo, dependente do ministério do Ambiente, foi dos últimos (de entre os que entram para o Executivo, nesta remodelação) a tornar-se público.

Ana Pinho não é um nome conhecido da cena política, mas no meio académico destaca-se por ter um currículo invejável. Aos 44 anos, é licenciada em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto, doutorada em Planeamento Urbanístico pela Universidade de Lisboa - a sua tese, intitulada “Conceitos e politicas de reabilitação urbana: análise da experiência portuguesa dos gabinetes locais”, ganhou em 2010 o prémio IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) para trabalhos técnicos e científicos. E é ainda pós-doutorada em Políticas Nacionais de Regeneração Urbana pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil).

Ex-professora da Universidade Católica de Lisboa, ex-consultora em várias empresas, saiu, em fevereiro deste ano, da Augusto Mateus e Associados, onde prestava consultoria, para assumir o cargo de administradora da Fundiestamo (Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, do Grupo Parpública). Era também nela que tinha sido depositada a gestão do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, dossier dependente do ministério do Ambiente.

Não é, de facto, uma figura conhecida nos meios políticos, mas não será a primeira vez que se cruzará com o primeiro ministro. Conhecem-se pelo menos desde que António Costa era presidente da Câmara de Lisboa. Em 2009, foi ela a escolhida para comissariar a Carta Estratégica de Lisboa em 2009 para as áreas da reabilitação, habitação e rejuvenescimento urbano. Depois disso, manteve a colaboração com a autarquia, tornando-se consultora da Câmara Municipal de Lisboa e sua representante no Comité das Regiões. Faz ainda parte da Equipa de Missão “Lisboa-Europa 2020”.

Ana Pinho é o nome que António Costa apresentará, ao fim da tarde, ao Presidente da República.