Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Portugueses fumam menos que a média europeia

Portugal

© Shailesh Andrade / Reuters

Um em quatro europeus (maiores de 15 anos) eram fumadores em 2014. Em Portugal, só um em cada cinco eram consumidores de tabaco. Melhores que nós, no velho continente, só mesmo a Suécia, o Reino Unido e a Finlândia

Já deixou de ser novidade: novo ano, novo aumento do preço do tabaco. Por obra do Orçamento do Estado para 2016, a um de julho de 2016, os fumadores portugueses comçearam a pagar, em média, mais sete cêntimos por maço de cigarros. Com o Orçamento para 2017, o preço do tabaco volta a aumentar. Assim, a partir de fevereiro, segundo o Jornal de Negócios, o maço passa a custar 10 cêntimos mais do que custa atualmente.

De cordo com as intâncias europeias, "o consumo de tabaco é um dos maiores riscos sanitários evitáveis na União Europeia: inúmeras formas de cancro e de doenças cardiovasculares e respiratórias estão ligadas ao consumo de tabaco", pode ler-se no comunicado do Eurostat divulgado hoje.

Os dados do inquérito sobre a saúde dos europeus revela que, na UE, um em cada quatro pessoas maiores de 15 anos fumavam, enquanto em portugal os fumadores são apenas um em cada cinco. Os homens, num e noutro cenário, são mais viciados do que as mulheres (não só em número de fumadores, mas também em termos de assiduidade).

Com 20% da população (maior de 15 anos) fumadora, Portugal destaca-se no quarto lugar da tabela: menos fumadores do que os portugueses, só mesmo os suecos, os ingleses e os finlandeses. No fundo da tabela, encontra-se a Bulgária (onde 35% da população maior de 15 tem esse hábito), a Grécia (32,6%) e a Áustria (onde 30% deste universo fuma).

Veja o gráfico da percentagem de fumadores entre a população com 15 anos ou mais em 2014 nos países da União Europeia