Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ponte de Sor: Governo português faz ultimato ao Iraque

Portugal

  • 333

Foto:Goncalo Rosa da Silva

A "resposta formal" das autoridades iraquianas ao pedido de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador do Iraque em Portugal tem que chegar "até ao final da semana", informou o MNE

O Governo português recebeu uma delegação iraquiana nos dias 10 e 11 de outubro e o tema da violência em Ponte de Sor, envolvendo os filhos do embaixador do Iraque em Lisboa, foi central.

Em comunicado, o gabinete de Santos Silva explica que as autoridades iraquianas devem enviar, "até ao final da próxima semana", uma resposta formal ao pedido de levantamento da imunidade diplomática que foi feito. Um ultimato que vem já na sequência de outra reunião ocorrida em Nova Iorque entre os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países. Nessa altura, o chefe da diplomacia iraquiana garantiu a Santos Silva que o seu país não se oporá a "qualquer exigência da lei para que a investigação possa ser concluída".

Durante os encontros ocorridas esta semana em Lisboa, as autoridades iraquianas "receberam toda a informação solicitada sobre o quadro jurídico aplicável e comprometeram-se a responder formalmente" ao pedido de Portugal "nos próximos dias", refere a mesma nota enviada às redações. .

"A parte portuguesa entende que a resposta formal terá de ser enviada até final da próxima semana", remata Augusto Santos Silva.

O pedido de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador do Iraque em Portugal foi feito a 25 de agosto, logo depois das agressões a um jovem em Ponte de Sor, cuja história pode ouvir aqui. No início de setembro foi pedida urgência na resposta