Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Santa Sé confirma regresso dos feriados já em 2016

Portugal

José Caria

A Santa Sé comunicou, em Fátima, que os feriados do Corpo de Deus e de Todos os Santos, suspensos desde 2012, vão mesmo regressar em 2016

Fixe estas datas: 26 de maio e 1 de novembro. Ou, por outras palavras Corpo de Deus e Todos os Santos. Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, estes Feriados regressam em 2016 e a confirmação oficial chegou pela boca do Padre Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal.

A decisão, que já havia sido tomada pela Santa Sé (e também pelo Governo), foi comunicada em Fátima na segunda-feira, 15, na reunião do conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.

“Na sequência da decisão da Assembleia da República e da troca de notas desta nunciatura apostólica com o ministério dos Negócios Estrangeiros, tenho o prazer de comunicar a vossa eminência que ao abrigo do artigo 30º da Concordata entre a Santa Sé e a República Portuguesa, as referidas solenidades de Corpo de Deus e Todos os Santos são novamente reconhecidas pelo Estado Português como dias festivos católicos com carácter de feriados nacionais”, leu o Padre Manuel Barbosa.

O Vaticano respondeu por carta às notas verbais que o Ministério dos Negócios Estrangeiros fez chegar à Santa Sé.

Além destes dois feriados, serão repostos o 5 de Outubro e o de 1 de Dezembro (civis).