Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Vocalista de banda de black metal detido por suspeita de planear massacre

Mundo

  • 333

Reprodução

Varg Vikernes, vocalista da banda "Burzum", foi detido em França por suspeita de estar a preparar um ato terrorista de grandes dimensões

O norueguês Kristian "Varg" Vikernes foi detido na terça-feira, em casa, em Salon-la, França depois de as autoridades terem concluído que se preparava para levar a cabo um "ato terrorista", anunciou esta quarta-feira o ministro francês do Interior, Manuel Valls. Nas buscas à sua residência, a polícia procurou armas e explosivos.

"Tendo recebido o manifesto antes de [Anders Behring Breivik] cometer os seus crimes e já tendo sido condenado na Noruega por homicídio, este indivíduo, ligado ao movimento neo-nazi, estaria a preparar um grande ato terrorista", acredita o responsável. Valls referia-se ao facto de o músico ter recebido uma cópia do manifesto que explica a ideologia do terrorista norueguês, Anders Behring Breivik, que assassinou 77 pessoas em 2011.

Vikernes, 40 anos,  fundador dos Burzum, esteve detido durante 16 anos por homicídio de Oystein Aarseth, guitarrista da banda Mayhem, e também foi condenado por fogo posto em quatro igrejas. Saiu em liberdade em maio de 2009 e, desde então, vive em França com a mulher e três filhos.