Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Sobe para 15 número de imigrantes mortos em naufrágio na Indonésia

Mundo

  • 333

Reuters

As autoridades indonésias elevaram hoje para 15 o número de mortos no naufrágio de um barco, que transportava cerca de 200 imigrantes, ao largo da costa da ilha indonésia de Java, que ocorreu na noite de terça-feira

Três dias depois de a embarcação se ter afundado, o chefe da operação de salvamento, Rochmali, considerou ser "improvável" encontrar mais sobreviventes, sobretudo numa altura em que as condições meteorológicas se agravam - com a ocorrência de fortes ventos e ondulação -, dificultando as buscas.

"Não sabemos o exato número de pessoas que seguiam a bordo. É possível que estejam já todas contabilizadas, mas, de qualquer modo, enviámos um helicóptero sobrevoar o mar", explicou Rochmali, em declarações à AFP.

Entre as 15 vítimas mortais encontram-se seis crianças, incluindo um bebé de 18 meses, e uma grávida.

A polícia tem vindo a interrogar os requerentes de asilo, os quais são, na sua maioria, oriundos do Irão e do Sri Lanka.

Depois do acidente, ocorrido ao largo da costa da ilha indonésia de Java, mais de 180 pessoas foram resgatadas com vida.

A Indonésia figura como o principal porto de passagem para muitos cidadãos de países pobres e instáveis da Ásia, os quais tentam chegar à Austrália para aí requerer asilo político ou o estatuto de refugiado, efetuando uma perigosa rota marítima que resulta anualmente em centenas de mortes.