Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Retoma do abastecimento de eletricidade nos EUA é "prioridade máxima"

Mundo

  • 333

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu que a sua "prioridade máxima" é a retoma do abastecimento de eletricidade nas zonas afetadas pelo furacão Sandy e apelou à eliminação das burocracias nesse esforço

Segundo um comunicado da Casa Branca, Obama participou na tarde de terça-feira numa conferência telefónica com o secretário da Energia, Stephen Chu, o administrador da Agência Federal para a Gestão de Emergências, Craig Fugate, e executivos de empresas de eletricidade.

Durante essa conferência, Obama salientou que a "retoma do abastecimento de eletricidade para milhões de norte-americanos que ficaram sem luz devido ao Sandy é a máxima prioridade", indicou a Casa Branca.

Obama também pediu para serem exploradas formas de as agências federais poderem oferecer ajuda para que as empresas e governos estatais possam cumprir essa meta.

Nesse sentido, o Presidente norte-americano "deixou claro que a sua orientação é para que as agências eliminem qualquer burocracia que possam enfrentar as empresas e as suas equipas e que possam atrasar os esforços para a retoma do abastecimento de eletricidade", acrescenta a nota oficial.

O secretário de Transportes dos EUA, Ray LaHood, disse, citado em comunicado, que a sua agência já desembolsou 13 milhões de dólares (10 milhões de euros) para ajudar os Estados de Nova Iorque e Rhode Island nas suas tarefas de limpeza e reconstrução.

Desse total, dez milhões serão destinados a Nova Iorque e o restante a Rhode Island para a reconstrução de ruas, pontes e túneis.

O Governo norte-americano prevê também atribuir fundos a outros Estados nos próximos dias para o mesmo efeito, depois de estarem avaliados os danos causados pelo Sandy.

Calcula-se que cerca de oito milhões de pessoas em 15 Estados norte-americanos afetados pela "super tempestade" continuem hoje sem eletricidade.