Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Pelo menos cinco mortos após sismo seguido de tsunami nas Ilhas Salomão

Mundo

  • 333

Reuters

Pelo menos cinco pessoas, incluindo uma criança, morreram esta quarta-feira na sequência do forte sismo de 8 na escala de Richter, seguido de tsunami, o qual destruiu várias aldeias nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul

"Registámos cinco mortos e três feridos: Entre os mortos havia uma criança do sexo masculino e quatro idosos, dos quais três mulheres e um homem", indicou, à agência AFP, Chris Rogers, uma enfermeira que trabalha no hospital de Lata, em Santa Cruz.

O tremor de terra ocorreu às 12:12 locais (01:12 em Lisboa) ao largo de Santa Cruz, no sudeste das Ilhas Salomão, e o epicentro foi localizado a uma profundidade de cinco quilómetros. 

Cerca de meia centena de casas foram destruídas parcial ou totalmente, em pelo menos três aldeias das Ilhas, e o aeroporto ficou inundando quando a onda de um metro atingiu a localidade de Lata, de acordo com dados oficiais provisórios citados pela agência Efe.

O abalo provocou tsunamis de pequena dimensão e levou à emissão de alertas para a zona do Pacífico Sul, os quais foram entretanto levantados.

Contudo, no Japão mantém-se o alerta amarelo de tsunami emitido perante a possibilidade de ocorrência de uma subida do nível do mar na ordem dos 50 centímetros junto à costa.

As Ilhas Salomão encontram-se localizadas sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica, abalada anualmente por perto de 7.000 abalos, a maioria moderados.