Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

"Palhaço do Espaço" regressa à Terra

Mundo

O vaivém Soyouz que transportava o turista espacial e fundador canadiano do Circo do Soleil, Guy Laliberté, e dois outros astronautas aterrou hoje no Casaquistão, anunciou o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia

visao.pt

O Soyuz TMA-14 aterrou sem contratempos às 4h32 GMT no Casaquistão, Ásia, depois de uma descida de três horas e meia desde a Estação Espacial Internacional (EEI).



Helicópteros militares russos detectaram a nave quando esta efectuava a descida com pára-quedas e acompanharam-na até ao local de aterragem para resgatar a tripulação e transportá-la primeiro para o cosmódromo kazajo de Baikonur para fazer exames médicos e depois para a Rússia.



"Segundo os serviços de resgate, a nave com os cosmonautas aterrou perfeitamente no sector previsto a uns cem quilómetros da cidade kazaja de Arkalyk", indicou um porta-voz do centro russo, acrescentando que os três cosmonautas estão bem e aguentaram sem problemas as sobrecargas da viagem de regresso.



Os dois astronautas Padalka e Barratt regressam hoje depois de ter estado 198 dias na plataforma orbital, enquanto o sétimo turista espacial da história chegou à estação EEI a 2 de Outubro.



O chamado "palhaço do espaço", Laliberté, pagou 35 milhões de dólares pela aventura espacial e iniciou a viagem até à EEI a 30 de Setembro com o cosmonauta russo Maxim Suráyev e o astronauta da Nasa Jeff Williams, que vão trabalhar em órbita até Março de 2010.



O multimilionário canadiano coordenou desde o espaço um espectáculo dedicado à conservação da água na Terra, onde participaram os músicos U2, Shakira e o ambientalista e político Al Gore, entre outros.