Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Obama e Hillary em entrevista conjunta

Mundo

  • 333

É primeira vez que o presidente dos Estados Unidos aparece numa entrevista televisiva com alguém ao lado que não é a sua mulher

Barack Obama e Hillary Clinton compareceram juntos a uma entrevista do programa "60 minutes", da CBS - um dos mais vistos e mais prestigiados da história da televisão - num ato raro noutros governos. Nunca antes Obama tinha surgido com outra pessoa a seu lado que não fosse a sua esposa, Michelle Obama.

A entrevista conjunta foi justificada por Obama como uma forma de agradecer todo o trabalho da antiga rival. Clinton relembrou a disputa, em 2008, bem como a sua derrota, mas garantiu que aceitou o cargo de Secretária de Estado por acreditar que ambos tinham o país como prioridade.

Esta colaboração acabou por ser uma das mais frutíferas da história americana. Foi possível reconquistar grande parte do prestígio perdido na Europa e manter uma gestão serena dos assuntos internacionais, que permitiu a recuperação de alguns aliados e o diálogo com certos inimigos.

Com o novo mandato de BarackObama, Hillary Clinton decidiu que este era o momento para afastar-se. Contudo, as expectativas são elevadas para 2016. O primeiro presidente afroamericano poderá vir a entregar o poder à primeira mulher presidente dos EUA.