Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O vídeo que está a envergonhar o México

Mundo

  • 333

36 segundos é quanto dura o vídeo que está a provocar uma onda de indignação no México contra o abuso de poder das autoridades, neste caso contra uma criança.  Em dois dias, já foi visto mais de 2 milhões de vezes e comentado mais de 13 mil. VEJA O VÍDEO

Com a descrição "Abuso de autoridade do pessoal de fiscalização da Câmara Municipal  na Zona Luz de Villahermosa Tabasco", o vídeo foi publicado no YouTube na passada quarta-feira. Desde então, este "vídeo da vergonha", como lhe chamam alguns, está a gerar um coro de indignação. Muitos dos 13 mil que comentaram as imagens no YouTube consideram que estas são um exemplo da "prepoptência de muitas autoridades públicas".

Em causa está a atitude de um funcionário municipal que obriga um menino que trabalha como vendedor ambulante a esvaziar o cesto onde transportava doces para venda e ainda lhe "confisca" tabaco. No vídeo vê-se a criança a chorar durante todo o processo, antes de, quando o funcionário vira costas, se pôr de cócoras a soluçar desesperadamente.

Segundo jornal espanhol El Mundo, o funcionário foi identificado como Juan Diego López Jiménez, um inspetor municipal, que, entretanto, já terá sido demitido pelo "feito lamentável que ofende e viola os direitos humanos ds crianças", nas palavras de um comunicado da Câmara.