Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O dia em que Malala deixou Jon Stewart sem palavras

Mundo

Há um ano, a poucos dias do anúncio do Nobel da Paz de 2013, ao qual era uma das favoritas, Malala Yousafzai esteve no popular Daily Show, de Jon Stewart, que ficou sem palavras perante uma resposta da jovem ativista paquistanesa. VEJA O VÍDEO

(Em cima o vídeo completo da entrevista. A resposta em causa começa aos 4:20 minutos) 

Malala Yousafzai, 17 anos, foi anunciada esta sexta-feira como a galardoada com o Prémio Nobel da Paz deste ano, pela sua luta pelo direito à educação de todas as crianças e jovens, em conjunto com o ativista indiano Kailash Satyarthi. A ativista, que foi baleada na cabeça pelos talibãs, quando tinha 14 anos, tem dado várias entrevistas a órgãos de comunicação de todo o mundo. Uma delas está a circular na Internet devido a uma resposta que deixou o anfitrião do Daily Show, Jon Stewart, boquiaberto.

O apresentador e humorista perguntou-lhe como tinha reagido ao saber que os talibãs a queriam morta. Malala respondeu: "Comecei a pensar nisso e costumava pensar que um talibã viria e que simplesmente me mataria. Mas depois disse, 'se ele vier, o que farás, Malala?', depois respondia-me a mim própria 'Malala, tira um sapato e atira-lho'. Mas depois dizia 'se eu lhe atirar um sapato, não haverá nenhuma diferença entre mim e os talibãs. Não devemos tratar os outros com crueldade e aspereza, temos de combatê-los mas através da paz e através do diálogo e da educação' E depois disse que lhe diria da importância da educação e que 'até desejo educação para os teus filhos'. E dir-lhe-ia ' Isto é o que eu te quero dizer, agora faz o que quiseres'".

Entre os aplausos do públicos e depois de uns momentos sem dizer nada, Jon Stewart limitou-se a gracejar: "Sei que o teu pai está lá atrás, mas será que ele se importava se eu te adotasse?"