Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Nova tempestade a caminho de Nova Iorque

Mundo

  • 333

Ainda a costa nordeste dos Estados Unidos não se recompôs da passagem da supertempestade Sandy - nem sabe ainda como realojar as dezenas de milhares de pessoas que ficaram sem casa - e uma nova tempestade pode atingir a região já na próxima quarta-feira

Uma semana depois da supertempestade Sandy, os meteorologistas estão a seguir outro fenómeno que pode pôr em causa os esforços de reconstrução em Nova Iorque e Nova Jérsia. A nova tempestade, prevê-se, pode atingir a costa nordeste, novamente, entre quarta e quinta-feira desta semana.

Ventos e chuvas fortes são a ameaça desta tempestade, podendo levar a novas inundações, além de constituir um perigo adicional para os edifícios e árvores que ficaram fragilizados à passagem da Sandy.

Questionado sobre se Nova Iorque estaria preparada para uma nova tempestade, o mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, responde: "Não faço a mínima ideia".

Mas mesmo antes da chegada da tempestade que se avizinha, os novaiorquinos continuam a braços com sérias dificuldades, esta segunda-feira agravadas por uma descida acentuadas das temperaturas - entre 1 a 4º durante a noite. Numa cidade com dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica, a solução é "tremer até adormecer", como relata à Associated Press uma novaiorquina, Genice Josey.

"Fiquem dentro de casa", recomenda novamente o serviço nacional de meteorologia americano, aconselhando os desalojados a procurar abrigos, sobretudo durante a noite.