Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

New York Times alvo de ataques informáticos da China

Mundo

Piratas informáticos alegadamente com ligação ao governo chinês atacaram os sistemas informáticos do New York Times, apoderando-se de algumas palavras passe

Os ataques foram registados depois de o jornal norte-americano ter publicado a 25 de outubro um artigo baseado em investigações sobre a fortuna da família do primeiro-ministro Wen Jiabao, e no qual revela os milhões de dólares conseguidos pelos familiares dos políticos por via dos negócios, noticiou a AFP.

O New York Times declarou que conseguiu acabar com os ataques informáticos e que tomou medidas contra eventuais novas invasões com a ajuda de um perito em segurança informática.

"Os 'hackers' chineses utilizaram métodos que os consultores associaram aos usados pelo exército chinês no passado para entrar na rede do Times", declarou o jornal, citando provas recolhidas pelos especialistas em segurança contratados para o efeito.

Eles capturaram e-mails e documentos através do acesso às contas de correio eletrónico do chefe do escritório em Xangai David Barboza, que escreveu o artigo sobre a fortuna da família de Wen Jiabao, e do antigo chefe do escritório de Pequim, Jim Yardley, que é atualmente o chefe da sede do Sul da Ásia, na Índia.

"Eles conseguiram causar estragos nos nossos sistemas", disse o responsável de comunicação, Marc Frons.

O ministro da Defesa chinês desmentiu qualquer ligação entre as intrusões no sistema informático do New York Times e o seu governo.

Em contrapartida, disse que o jornal acusou o exército de lançar ataques cibernéticos sem provas, numa atitude que descreveu como não profissional e sem fundamento.