Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Monge budista filmado em avião privado suspeito de lavagem de dinheiro

Mundo

  • 333

O monge tailandês que causou indignação depois de ter sido filmado a bordo de um avião privado, rodeado por acessórios de luxo vê agora os seus bens congelados na sequência de suspeitas de lavagem de dinheiro e fraude

Luang Pu Nenkham Chattigo, o protagista do vídeo visto centenas de milhares de vezes no Youtube, está proibido de transferir dinheiro das suas contas, uma medida do gabinete tailandês anti-branqueamento de capitais depois de descobrir transações diárias que envolviam cerca de 5 milhões de euros. Dessas contas suspeitas, 10 estão em nome de Chattigo.

As autoridades suspeitam que o dinheiro movimentado provinha de doações ao mosteiro a que pertencia o monge, na província tailandesa de Si Saket. 

Nas imagens, que se tornaram virais no mês passado, vê-se o monge a bordo de um avião particular, com óculos de sol de aviador e uma mala Louis Vuitton.

Desde então, já circulou na Internet uma imagem sua deitado ao lado que parece ser uma mulher despida, mais uma acha para a polémica, já que os monges tailandeses fazem votos de celibato. Também foram notícia os rumores de ser pai de duas crianças.