Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mandela em "estado vegetativo permanente" pelo menos desde 26 de junho

Mundo

  • 333

A vida do antigo Presidente sul-africano depende exclusivamente de uma máquina, que a família é aconselhada a desligar. A informação consta de um documento judicial com data da semana passada

Os médicos que tratam Nelson Mandela consideram que o histórico líder sul-africano está num "estado vegetativo permanente" e aconselharam a família a autorizar que os aparelhos que o mantêm vivo sejam desligados, noticiou hoje a agência AFP.

A agência francesa cita documentos judiciais datados de 26 de junho, obtidos hoje, que referem que Mandela "está num estado vegetativo permanente e depende de um aparelho de suporte de vida para respirar" e que "a família Mandela foi aconselhada pelos médicos a que o equipamento de suporte de vida seja desligado".

A referência ao estado de Mandela está incluída em documentos relacionados com uma disputa legal familiar sobre a sepultura dos três filhos de Nelson Mandela.

O documento, que diz respeito à exumação dos corpos dos três filhos do ex-presidente sul-africano, revela que Nelson Mandela encontra-se num  "estado vegetativo permanente" e que os médicos aconselharam a família a desligar a máquina "que o mantém artificialmente em vida".

Mandela, de 94 anos, está internado há quase um mês num hospital de Pretória. Segundo o boletim clínico divulgado esta quinta-feira pelo governo sul-africano, o seu estado "crítico, mas estável".