Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Lisboa cai 22 lugares na lista das cidades mais caras do mundo

Mundo

  • 333

Tóquio é a cidade mais cara do Mundo

Tóquio é a cidade mais cara, ultrapassando Luanda. A capital portuguesa desceu, este ano, para o 108º lugar da classificação global. Saiba quais são as cidades mais caras do mundo para viver 

O inquérito mundial sobre o custo de vida 2012 revela Tóquio como a cidade mais cara do Mundo para expatriados, relegando Luanda, em Angola, para segundo lugar.

O mais recente Estudo Custo de Vida da Mercer confirma que Tóquio ultrapassou Luanda na lista das cidades mais caras para viver. Osaka ocupa o terceiro lugar, subindo três posições desde o ano passado, enquanto que Moscovo permanece em quarto (a mais cara da Europa) e Genebra em quinto lugar. Singapura e Zurique partilham o sexto lugar, subindo dois e um lugar, respetivamente, em relação a 2011. Lisboa desce 22 posições e encontra-se agora em 108º lugar. 

O estudo inclui 214 cidades, em cinco continentes, medindo o custo comparativo de cerca de 200 itens em cada localização, incluindo transporte, alimentação, vestuário, bens de uso doméstico e entretenimento. 

O custo do alojamento também é incluído e, uma vez que esta é, muitas vezes, a principal despesa para os expatriados, desempenha um papel determinante na classificação das cidades. 

O estudo foi concebido para ajudar as multinacionais e governos a determinarem os subsídios de compensação dos seus colaboradores expatriados. 

Nova Iorque é considerada a cidade-base, com a qual todas as cidades são comparadas. Os movimentos das divisas são medidos em comparação com o dólar americano. 

Em Portugal, Lisboa (108) é a cidade mais dispendiosa, no entanto verificou-se uma descida de 22 posições relativamente ao Ranking de 2011. A desvalorização relativa do Euro e a conjuntura económica em Portugal contribuíram para este resultado. 

Tel Aviv (31.°) permanece a cidade mais cara do Médio Oriente. Em 67.º lugar, Beirute ultrapassou Abu Dhabi (76.º, descendo nove lugares em relação ao ano passado). 

Embora tenha caído do primeiro lugar na lista a nível mundial, Luanda, Angola (2.°), mantêm-se a cidade africana com a classificação mais elevada. 

Em 33.° (descendo uma posição em relação ao 32.° em 2011), Nova Iorque continua a ser a cidade mais cara dos Estados Unidos, embora Los Angeles (68.°) e São Francisco (90.°) estejam aproximar-se desta posição. 

As cidades australianas continuam a ocupar posições elevadas na lista na região Ásia Pacífico e, na sequência do reforço do dólar australiano, todas elas registaram mais um salto na lista mundial em relação ao ano passado. Sydney (11.°) e Melbourne (15.°). 

As 10 cidades mais caras do Mundo:

1º - Tóquio - Japão

2º - Luanda - Angola

3º - Osaka - Japão

4º - Moscovo - Rússia

5º - Genebra - Suíça

6º - Zurique - Suíça  

7º - Singapura - Singapura

8º - N' Djaema - Chad

9º - Hong Kong - Hong Kong

10º - Nagoya - Japão

 (...)

108º - Lisboa - Portugal

 

Nota: Pesquisa realizada em março de 2012