Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Lei na China obriga filhos a visitar pais

Mundo

  • 333

Em vigor a partir desta segunda-feira, a nova lei chinesa força os filhos maiores de idade a visitar periodicamente os pais. O objectivo da legislação é contornar o problema de abandono e velhice

A nova lei, que obriga os filhos adultos a visitar os pais, penaliza aqueles considerados "desobedientes", que podem vir a ser multados e, nalguns casos, presos.

Quem o afirma é Zhang Yan Feng, advogado nos escritórios King & Capital, em Pequim: "Se a pessoa desobedecer pode ser punida ou até detida". Além disso, defende ainda que a nova lei funciona como uma mensagem educativa e que, apesar de ser difícil colocá-la em prática, não é impossível.

Apesar do propósito da nova lei na China - que pretende acabar com o problema de abandono na velhice -, as contestações da população na internet não param de crescer: "Nós sabemos cuidar dos nossos pais mas por vezes estamos muito ocupados a ganhar a vida", afirma um chinês.

"Os laços familiares devem basear-se em emoções espontâneas", argumenta outro.

Na China, a preocupação com a população idosa aumentou desde que se conheceu a história de uma mulher de 91 anos que foi espancada e expulsa de casa pela nora, por lhe pedir uma taça de arroz.

De acordo com o organismo oficial de estatísticas chinês, prevê-se que em 2030 o país conte com mais de 350 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.