Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Julgamento do 'News of the World' expõe mensagem de SOS do príncipe Harry durante exame

Mundo

  • 333

Reuters

O primeiro documento a ser apresentado esta sexta-feira no julgamento do escândalo das escutas do tablóide News of the World foi uma transcrição de uma mensagem de voicemail deixada pelo príncipe Harry a um assistente, enquanto fazia um exame

"Estava a pensar se não terá nenhuma informação sobre o sequestro na embaixada iraniana porque preciso de escrever rapidamente um texto sobre o assunto. Tenho quase tudo, mas se tiver algum extra". O pedido de ajuda foi enviado pelo príncipe em 2005, enquanto fazia um exame na Academia Militar de Sandhurst. 

A transcrição da mensagem estava em posse do antigo editor do News of the World Clive Goodman, uma das oito pessoas que negam uma série de acusações no caso das escutas que envolve o jornal, agora extinto.

Goodman foi detido por fazer escutas telefónicas em 2007 e posteriormente demitido.

O jornalista manteve o documento como prova de que as escutas que realizou tinham sido autorizadas pela direção do tablóide.

A mensagem de Harry terá então sido a origem de uma notícia publicada em dezembro de 2005 com o título "Assistente de Harry ajuda nos exames de Sandhurst".

O julgamento do escândalo das escutas telefónicas do News of the World , de Rupert Murdoch, começou na passada segunda-feira, com editores do jornal a serem acusados de escutar ilegalmente políticos, vítimas de crimes, figuras públicas e mesmo cidadãos anónimos com vista à obtenção de notícias exclusivas.

Desde o início da investigação ao caso, em janeiro de 2011, mais de 125 pessoas foram detidas e 40 foram acusadas.