Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Imagens de satélite mostram atividade no local de ensaios da Coreia do Norte

Mundo

Novas imagens de satélite mostram atividades em curso no local de ensaios nucleares da Coreia do Norte, segundo um instituto de investigação norte-americano

As imagens, datadas do dia 23, fazem supor que o local estará pronto para ser palco de um ensaio "dentro de poucas semanas ou menos", uma vez dada a ordem para o efeito, refere o instituto norte-americano-coreano da Universidade Johns Hopkins no seu portal eletrónico.

"A queda de neve e as operações subsequentes de limpeza, bem como as marcas na neve mostram que existe atividade em curso nos edifícios e nas estradas perto do alegado túnel de teste", indicou o instituto, citado hoje num despacho da agência noticiosa francesa AFP.

A análise do centro de investigação decorre depois de uma série de ameaças diárias por parte da Coreia do Norte de que estará a preparar um terceiro ensaio nuclear em reação às sanções das Nações Unidas impostas a Pyongyang na sequência do lançamento, em dezembro, de um foguetão de longo alcance.

Numa reunião com altos quadros da segurança, o líder norte-coreano Kim Jong-Un ordenou a tomada de "substanciais e importantes medidas de Estado", alimentando a especulação de que uma detonação estará iminente.

Os primeiros testes nucleares norte-coreanos tiveram lugar em outubro de 2006 e em maio de 2009.

A Coreia do Norte lançou a 12 de dezembro, com sucesso, o foguete Unha-3 para colocar em órbita um satélite civil, uma missão puramente científica, de acordo com Pyongyang.