Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Homem obrigado a exilar-se por tentar prevenir o consumo de água do esgoto

Mundo

  • 333

A desmistificação de um "milagre" em Bombaím, na Índia, leva ao mandato de captura de um homem, perseguido por cometer blasfémia. Ao que parece, a razão está proibida de falar mais alto do que a religião naquela parte do mundo

  • VEJA O VÍDEO DA CNN NO FINAL DESTA PÁGINA

Em março deste ano começou a escorrer água dos pés de uma estátua de Jesus Cristo na igreja de Nossa Senhora de Velankanni, em Bombaím. Foi imediatamente declarado um milagre, levando centenas de pessoas à sua presença.

Os membros do clero local prosseguiram à colheita e distribuição da suposta "água milagrosa", sem qualquer preocupação com o saneamento da mesma.

Sanal Edamaruku, presidente da Rationalist International (uma organização fundada em Nova Deli em 1995, com o principal objectivo de defender uma visão racional do mundo na formação de opiniões) decidiu fazer uma visita ao local para investigar.

Após oferecer uma explicação mais plausível, alegando que a causa por detrás do fenómeno era nada mais do que uma infiltração de águas do esgoto, Sanal provocou a indignação.  

Um mês a seguir à alegada "blasfémia", recebeu uma chamada da esquadra da polícia a exigir que se entregasse, para ser preso.

Joseph Dias, secretário-geral do Fórum Cristão-Católico-Secular, afirma que "Sanal deve perceber que o seu direito à liberdade de expressão não pode invadir o direito à liberdade de crença religiosa, direito garantido pela constituição Indiana".

Dias, por seu lado, apela ao artigo 295 do código penal Indiano, onde consta que é proibida a "ofensa deliberada de sentimentos religiosos e a tentativa de actos maliciosos com a intenção de ultrajar os mesmos"

Forçado a fugir para a Finlândia onde permanece exilado até hoje, tenta divulgar o seu caso após o seu pedido de revisão do artigo referido ter sido ignorado pelo primeiro-ministro Indiano.

Sanal sente-se injustiçado, dizendo considerar um dever cívico impedir o consumo de água do esgoto.