Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Forte sismo no Japão

Mundo

  • 333

O terramoto, com uma magnitude de 7.3 na escala de Richter, teve o seu epicentro localizado ao largo da província de Miyagi, a 10 quilómetros de profundidade no Oceano Pacífico. As autoridades temiam um tsunami com dois metros de altura, mas, até agora, apenas um com um metro atingiu a costa e sem causar vítimas

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o sismo ocorreu às 5h18 locais desta sexta-feira (8h18 de Lisboa). Com o epicentro localizado a 10 quilómetros de profundidade, o abalo atingiu a mesma região que, em março do ano passado, ficou devastada por um terramoto e tsunami.

O sismo foi sentido em Tóquio, onde os edifícios abanaram durante vários minutos.

As autoridades emitiram um alerta de tsumani, avisando que a onda poderia atingir os dois metros de altura, mas apenas uma cidade registou o fenómeno, com uma onda de um metro, cerca de 40 minutos depois do terramoto. 

Instantes antes de a terra tremer, a televisão NHK interrompia a programaçao para avisar que um forte sismo deveria estar prestes a fazer-se sentir.

Em março de 2012, um terramoto de magnitude 9.0 e o tsunami que se seguiu provocaram 19 mil mortos e desaparecidos e levaram ao encerramento da grande maioria das centrais nucleares. 

Em atualização.