Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Favelas do Rio de Janeiro entram nos mapas

Mundo

  • 333

Após décadas de invisibilidade, as favelas estão a ganhar um novo estatuto. A organização sem fins lucrativos "Redes de Maré" tem sido a responsável pela concretização deste projeto  

Após décadas de invisibilidade, as favelas estão a ganhar um novo estatuto. A organização sem fins lucrativos "Redes de Maré", composta por atuais e antigos moradores destes bairros, tem sido a responsável pela concretização deste projeto.

Onde antes apenas haviam espaços em branco, agora já podemos dar uma morada às favelas brasileiras, que foram literalmente colocadas no mapa. 

Antes do início do processo de reconhecimento, os residentes não possuíam morada nem código postal impossibilitando a recepção de correio, a abertura de uma conta bancária ou avisar a polícia e bombeiros no caso de uma emergência. Este movimento representa uma nova etapa para a cidadania dos moradores e uma quebra do estigma e abandono inerentes a estas comunidades.

Estas sedes do tráfico de droga têm sido controladas pelas trinta Unidades de Polícia Pacificadora. Através de um estudo foi possível concluir que os turistas estão agora mais interessados em conhecer as favelas. 

Esta requalificação coincide com a aproximação do Mundial 2014 e das Olimpíadas em 2016. Gastão Vieira, ministro do Turismo, afirma que o governo federal quer estimular o turismo nestes locais e conceder recursos para os capacitar e qualificar.