Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Estrangeiros já podem levar os seus telemóveis para a Coreia do Norte

Mundo

  • 333

Os estrangeiros a visitar a Coreia do Norte já estão autorizados a ficar com os seus telemóveis, se deixarem às autoridades o número de identificação do aparelho

A medida entrou em vigor a 7 de janeiro, segundo um técnico egípcio da Koryolink, o consórcio entre o Egito e a Coreia do Norte que explora a rede 3G (terceira geração) no país.

Os estrangeiros preenchem um formulário, fornecendo o número de identificação internacional do seu aparelho, e podem levar consigo o telemóvel.

Até agora, os visitantes eram obrigados a deixar o seu telefone nas alfândegas e a recuperá-lo quando saíam do país.

"Negociamos duramente com os serviços de segurança da Coreia do Norte e só tivemos luz verde recentemente", relatou o técnico egípcio, acrescentando que "isto nada tem a ver com a viagem do patrão da Google".

O responsável da Google, Eric Schmidt, esteve no início de janeiro em Pyongyang e apelou à Coreia do Norte para que saia do seu isolamento e permita à população servir-se da Internet, caso contrário corre o risco de manter-se subdesenvolvido.

Os habitantes da Coreia do Norte vivem praticamente isolados do resto do mundo e o acesso à informação não oficial é quase impossível e duramente punida.

A Internet torna-se uma intranet reservada a uma elite de algumas centenas de pessoas, segundo os especialistas estrangeiros.