Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Esqueleto encontrado em parque de estacionamento é mesmo do Rei Ricardo III

Mundo

  • 333

Reuters

O esqueleto encontrado num parque de estacionamento em Leicester, no centro da Inglaterra, pertence mesmo ao rei Ricardo III, morto em 1485 no campo de batalha, confirmaram os especialistas esta segunda-feira 

"O indivíduo exumado em Greyfriars, em setembro de 2012, é efetivamente Ricardo III, o último rei da Inglaterra da casa Plantagenet", anuniou o arqueólogo Richard Buckley, que líderou a investigação.

Ricardo III foi rei da Inglaterra entre 1483 e 1485, quando morreu na batalha de Bosworth. A capela onde se encontrava o seu túmulo foi demolida no século XVI, pelo que, desde então, o paradeiro da sua ossada era desconhecido. No local onde tinha sido erguida a capela encontra-se agora um parque de estacionamento, que durante várias semanas foi alvo de buscas por uma equipa de arqueólogos.

O esqueleto, que está bem conservado, conserva vários pormenores, como a ponta metálica de uma flecha entre as vértebras superiores e uma fenda na parte de trás do crânio, aparentemente provocada por um objeto cortante. Além disso, tem deformações na coluna vertebral, provocadas por uma "escoliose severa" e perfeitamente compatíveis, segundo os especialistas, com as descrições que existem do rei.