Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Eleições americanas descodificadas em cinco perguntas

Mundo

  • 333

Se acompanhou as semanas de campanha às presidenciais norte-americanas, provavelmente sabe de cor o que os dois candidatos defendem em relação à economia nacional, política externa, conflitos... Mas sabe porque é que a mascote republicana é um elefante e a democrata um burro?

Porque é que as eleições presidenciais são sempre em novembro e sempre à terça-feira?

Por questões meteorológicas, de colheitas e de religião. Quando os eleitores tinham de se dirigir às urnas de cavalo, a terça-feira era o dia ideal porque permitia que reservassem o domingo para os cultos religiosos, pondo-se depois a caminho na segunda-feira para votar no dia seguinte. Quarta-feira era dia de mercado. Quanto ao mês de novembro, encaixava-se entre entre o tempo das colheitas e o inverno.

No entanto, atualmente, alguns grupos de cidadãos defendem que se passe o dia de eleições para o fim-de-semana, de modo a diminuir a abstenção.

Porque é que a mascote dos republicanos é um elefante e a dos democratas um burro?

Recuemos a 1874, quando um cartonista, Thomas Nast, usou um elefante para retratar o "voto republicano" num cartoon que intitulou "O pânico do terceiro mandato". O desenho foi publicado na Harper's Weekly, depois de o proprietário do New York Herald ter, alegadamente, criticado a hipótese do Presidente Ulysses S. Grant candidatar-se pela terceira vez. 

 

Já o burro dos democratas data de 1828. Os republicanos chamaram "burro" ao democrata Andrew Jackson, mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro e Jackson adotou a imagem do burro, alegando tratar-se de um animal forte, honesto, trabalhador e humilde, características próprias, argumentava, dos democratas.

Porque é que os estados democratas são azuis e os republicanos vermelhos?

A resposta a esta pergunta é menos interessante: foi essencialmente, obra dos media. As duas cores são as da bandeira norte-americana e são boas para usar em infografias. Mas, por exemplo, em 1980, os estados conquistados pelo republicano Ronald Reagan foram representados em azul e os ganhos por Jimmy Carter em vermelho. Mesmo em 1996, os media ainda se dividiam quanto às cores a usar para cada partido. Só a partir de 2000 se estabilizou o azul para os democratas e o vermelho para os republicanos.

O que acontece se houver um empate?

No caso de Obama e Romney obterem exatamente o mesmo número de votos dos eleitores, a Câmara dos Representantes escolhe o presidente. E como é esperado que os republicanos mantenham o controlo desta câmara, um empate de votos daria, certamente, a presidência a Mitt Romney. No mesmo cenário, caberia ao Senado escolher o vice-presidente. Como aqui o controlo deverá continuar a ser dos democratas, o escolhido seria o democrata Joe Biden.

Porque é que os presidentes só tomam posse a 20 de janeiro? 

Apesar de as eleições serem sempre em novembro, a tomada de posse é sempre em janeiro. Mas em 1937, os presidentes só tomavam posse a 4 de março porque demorava muito a contar os boletins de voto e também pelo tempo que o vencedor precisava para se mudar para a capital. Com a tecnologia, as tomadas de posse anteciparam-se para 20 de janeiro.