Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

'El País' pede desculpa por publicar foto falsa de Hugo Chávez entubado

Mundo

  • 333

A imagem, obtida a partir de uma agência, mostrava um homem entubado numa cama de hospital, com a indicação de tratar-se do Presidente da Venezuela e tinha sido escolhida para manchete da edição desta quinta-feira do diário espanhol

O El País suspendeu esta quinta-feira a distribuição da edição impressa, na qual tinha publicado uma imagem exclusiva, mas falsa, do presidente da Venezuela, Hugo Chavez, hospitalizado há cerca de mês e meio em Cuba, depois de se ter submetido a nova operação a um cancro.

A fotografia foi publicada também no site do El País, onde esteve online apenas durante cerca de meia hora. A imagem em causa era da agência Gtres Online. No texto que a acompanhava, o diário espanhol admitia que não tinha conseguido confirmar as circunstâncias, nem o lugar ou a data onde a fotografia tinha sido tirada.

Esta manhã, o El País explica o erro  no site, informando que suspendeu a distribuição do jornal e procedeu à expedição de uma nova edição para os pontos de venda".

O diário pede desculpas aos leitores, lê-se no site, e informa os leitores de que foi aberta uma investigação para determinar as circunstâncias do erro.