Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ébola: Testada primeira vacina 100% eficaz

Mundo

Reuters

Uma vacina experimental contra o vírus Ébola revelou-se 100% eficaz após testada em mais de 4 mil pessoas contagiadas na Guiné-Conacri, anunciou esta sexta-feira a Organização Mundial de Saúde

No início do maior surto de sempre de Ébola, em dezembro de 2013, não havia medicamentos ou vacinas capazes de ajudar a combater o vírus potencialmente fatal.  Agora, a Organização Mundial de Saúde fala numa "viragem" capaz de mudar as regras do "jogo": uma  vacina experimental contra o vírus Ébola revelou-se 100% eficaz, depois de testada em mais de 4 mil pessoas contagiadas na Guiné-Conacri.

"Uma vacina eficaz contra o vírus do Ébola encontra-se [agora] disponível a nível global", lê-se no comunicado divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica "um avanço muito promissor".

Os primeiros resultados publicados na revista científica do Reino Unido, The Lancet, revelam que a vacina VSV-ZEBOV demonstrou uma eficácia de 100% durante os dez dias seguidos em que foi aplicada numa pessoa não contagiada, mas a coabitar com pessoas infetadas, salienta o documento.