Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Discovery Channel faz Boeing ter desastre de propósito

Mundo

  • 333

No âmbito de um estudo sobre segurança aérea, um grupo de cientistas fez com que um avião se despenhasse no deserto mexicano para um documentário do Discovery Channel. VEJA O VÍDEO

O "acidente" intencional foi filmado para o primeiro episódio da série documental Curiosity, para mostrar o que acontece, de forma precisa (porque também foi filmado no interior) num acidente grave mas ao qual é possível sobreviver-se.

O avião, um Boeing 747, despenhou-se na aterragem numa zona remota do deserto de Sonoran, no México. Pilotos e tripulação saltaram de páraquedas minutos antes da queda. Daí até ao impacto, o aparelho foi pilotado remotamente.

Com recurso a câmaras sofisticadas e sensores, assim como 15 bonecos de teste, os cientistas puderam analisar as forças exercidas sobre os passageiros durante um acidente áereo. Neste caso, as filmagens permitiram perceber que enquanto os pilotos poderiam ter sobrevivido à queda, os passageiros que viajassem em primeira classe teriam, provavelmente morrido. Os que voassem nos lugares a meio do avião teriam sofrido fraturas nos ossos e os passageiros sentados atrás poderiam ter sobrevivido ilesos.

Desde 1984 que não se tentava fazer despenhar um avião de propósito. Na altura, a experiência foi feita pela NASA.