Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Detidos em Espanha dois suspeitos com 'perfil semelhante' aos de Boston

Mundo

  • 333

A polícia espanhola deteve dois presumíveis membros de uma célula radical próxima da Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI), de nacionalidades marroquina e argelina, que as autoridades descrevem como tendo "um perfil semelhante" aos dos suspeitos dos atentados em Boston

Os suspeitos foram identificados como Nou Mediouni, de origem argelina, detido em Saragoça (norte), e Hassan El Jaaouani, de origem marroquina, detido em Múrcia (sudeste).

As detenções foram feitas depois de uma investigação conjunta com as polícias francesa e marroquina, segundo um comunicado.

Os dois homens "são presumíveis membros de uma célula radical próxima da organização terrorista AQMI", a al-Qaeda no Magrebe Islâmico, acrescenta o texto.

O Ministério do Interior afirma também, sem explicar, que o "perfil" dos dois homens "corresponde" ao dos dois suspeitos do atentado na maratona de Boston, nos Estados Unidos, os irmãos de origem chechena Djokhar e Tamerlan Tsarnaev.

A agência EFE cita, por outro lado, fontes da Audiência Nacional, a mais alta instância judicial de Espanha, que emitiu os mandados de detenção, segundo as quais os dois homens não pertencem a uma célula da al-Qaeda e não têm qualquer relação com os suspeitos do ataque de Boston. 

Segundo estas fontes, a detenção foi ordenada pelo juiz da Audiência Nacional Santiago Pedraz depois de ter sido determinado que os dois homens se radicalizaram e acediam a páginas radicais islâmicas.

Mas, acrescentaram, não se pode afirmar que os suspeitos pertenciam a uma célula da al-Qaeda, "sem prejuízo de novos dados que surjam".