Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Criança de 11 anos ter-se-á suicidado no Japão

Mundo

  • 333

A polícia japonesa investiga a morte de uma criança de 11 anos que foi atropelada por um comboio na noite de quinta-feira nos arredores de Osaka, oeste do Japão, e que, alegadamente, terá saltado para a linha após deixar uma nota de suicídio 

Apesar de se desconhecerem as causas, segundo testemunhos no local, a criança terá saltado para a linha no momento em que o comboio se aproximava da estação e a polícia encontrou pouco depois uma nota que aponta para o suicídio, informou a agência Kyodo.

Após conversar com os pais e outras pessoas próximas da criança, a polícia não acredita que o jovem fosse alvo de violência por parte de colegas de escola ou enfrentasse outros problemas graves que possam ter motivado o suicídio, mas continua a investigar o caso.

O caso agora conhecido segue-se à descoberta de um jovem de 17 anos  enforcado quando a sua mãe chegou a casa. 

No dia anterior, o treinador da equipa de basquetebol que o jovem capitaneava  esbofeteou-o em público depois de erros do jogador num amigável com outra  escola. 

O caso reavivou no Japão a polémica sobre os castigos físicos e a excessiva  disciplina nas escolas e equipas desportivas, pese embora o esforço do governo  em acabar com tais práticas. 

O número de suicídios no Japão caiu em 2012 abaixo dos 30.000 pela primeira  vez nos últimos 15 anos traduzindo uma quebra de 9,4 % face a 2011. 

Com 127 milhões de habitantes, o Japão está entre os primeiros países  do mundo em taxa de suicídios - 27.766 pessoas em 2012 das quais 19.216  eram homens.