Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Criado sistema de levitação a partir de ondas sonoras

Mundo

  • 333

Cientistas criaram um novo sistema de levitação que, a partir de ondas sonoras, permite às pessoas manipular objectos suspensos no ar sem lhes tocar

Este sistema de levitação, divulgado ontem na revista Proceedings, supera tantos outros desenvolvidos também através de ondas sonoras em décadas anteriores, isto porque pela primeira vez esta técnica permite não só levitar objetos mas também manipulá-los enquanto suspensos no ar.

Inicialmente este sistema só permitia a levitação de objetos pequenos, mas agora é possível levantar objetos mais pesados e controlá-los. Esse sistema funciona devido ao uso de transdutores, ou seja, dispositivos que recebem e retransmitem ondas sonoras. Esses aparelhos são, agora, mais poderosos e contam com dois amplificadores controláveis.

Daniele Foresti, uma das cientistas que participou na criação deste sistema, explica que "o segredo é usar a pressão da radiação acústica, que geralmente é muito fraca, por isso devemos aumentar o volume até 160 ou 165 decibéis".

Esta técnica funciona como um meio de transporte e de movimentação de objetos, no entanto, ainda só é possível movê-los numa única dimensão. Porém, os estudos prosseguem e Foresti prevê que venha a ser possível fazê-lo em duas dimensões.