Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Conheça o 'Hyperloop', o transporte futurístico que viaja a 1000 km/h

Mundo

  • 333

Elon Musk, o visionário por detrás da Paypal, da SpaceX e da Tesla, tem um novo projeto na manga: Chama-se Hyperloop e é uma nova forma de transporte, movida a energia solar, capaz de viajar a cerca de 1000 km/h. VEJA O VÍDEO

Se um comboio de alta velocidade liga Los Angeles e São Francisco, na costa oeste dos EUA, em três horas, o Hyperloop propõe-se fazer o mesmo em... menos de 30 minutos.

O novo transporte seria não só mais rápido que os comboios e os aviões, como também mais barato, alega o bilionário Elon Musk, que na segunda-feira apresentou o sistema em pormenor, estimando em 6 mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros) o seu custo de construção.

Mas explique-se então o que é o Hyperloop: um sistema de tubos, capaz de transportar 28 passageiros de cada vez, através de túneis de baixa pressão, equipados com painéis solares, que forneceriam energia a uma série de motores elétricos. Cada tubo teria uma espécie de ventoinha à frente para impedir o ar de oferecer resistência. O ar seria então encaminhado para debaixo do veículo, formando uma almofada sobre a qual deslizaria.

Para Musk, as cápsulas tubulares poderiam partir com intervalos de 30 segundos, durante as horas de ponta.