Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Chávez sofre de insuficiência respiratória devido a grave infeção pulmonar

Mundo

  • 333

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sofre de insuficiência respiratória como consequência de uma "grave infeção pulmonar", depois da operação contra o cancro a que foi submetido na capital cubana de Havana

"Depois da delicada cirurgia do passado dia 11 de dezembro, o comandante Chávez sofreu complicações após uma grave infeção pulmonar. Esta infeção provocou uma insuficiência respiratória que implica o seguimento de um tratamento rigoroso" ao qual está submetido, indica um comunicado lido pelo ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas.

Chávez, de 58 anos, tem enfrentado vários problemas pós-operatórios, mas o ministro pediu aos venezuelanos para não darem importância ao que classificou como "rumores infundados".

Hora antes, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assegurava que Hugo Chávez luta "com a força e energia de sempre" para recuperar.

O delicado estado de saúde do Presidente tem levantado dúvidas sobre a possibilidade de tomar posse a 10 de janeiro, para um novo mandato, depois de ter sido reeleito em outubro do ano passado.