Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Chávez revela que tem cancro e que foi operado

Mundo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, revelou hoje numa mensagem ao país que foi submetido a duas cirurgias em Havana, uma a um abcesso pélvico e outra em que lhe foi extraído um tumor com células cancerígenas. VEJA O VÍDEO

Chávez surgiu na quinta-feira nas televisões venezuelanas a ler um "comunicado à nação e à opinião pública internacional" naquela que foi a primeira vez que se dirigiu ao país, depois de ter sido operado de urgência, a 10 de junho em Havana (Cuba), a um abcesso pélvico.

"Outra série de estudos especiais (...) confirmaram a existência de um tumor com presença de células cancerígenas, o que tornou necessária a realização de uma segunda intervenção cirúrgica que permitiu a extração total do tumor", disse.

Chávez aditmiu ainda ter cometido um "erro fundamental" com a sua saúde. "Ao longo de toda a minha vida cometi um desses erros que bem poderia caber perfeitamente naquela categoria a que algum filósofo chamou de erros fundamentais, descuidar a saúde e ser muito reacionário aos exames e tratamentos médicos", explicou o presidente da Venezuela.