Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Avião escapa por pouco de colisão com ovni

Mundo

  • 333

Reuters

Um relatório agora divulgado relata o episódio em que um Airbus A320 quase colidia com um objeto voador não identificado quando se preparava para aterrar no Aeroporto Internacional de Glasgow

Segundo o documento, elaborado pela organização britânica que avalia a segurança aérea, a UK Airprox Board, o incidente ocorreu no dia 2 de dezembro do ano passado. O A320 preparava-se para aterrar, com condições meteorológicas boas, quando, a uma altitude de quase 1,2 mil metros, o piloto viu surgiu-lhe à frente "um objeto". 

A colisão terá sido evitada por pouco mais de 90 metros de distância, sem que a tripulação tenha tido tempo para reagir ou perceber do que se tratava. O objeto, que não apareceu no radar, é descrito como "amarelo e azul", "maior que um balão".

Logo após o episódio, foram levadas a cabo buscas na região, mas sem resultados.

Os controladores de tráfego aéreo não registaram sinais do objeto, mas o radar do outro aeroporto de Glasgow, o Prestwick, captou uma "rota não identificada" a cerca de 2,4 km da posição do Airbus A320 apenas 28 segundos antes.

Segundo a UK Airprox Board, é improvável que se tenha tratado de uma avioneta, helicóptero ou balão de ar quente, uma vez que o objeto em causa não apareceu no radar como estes objetos apareceriam.