Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Austrália: Aos incêndios junta-se agora um ciclone

Mundo

  • 333

Associated Press

A Austrália prepara-se esta sexta-feira para um agravamento dos incêndios que se encontram ativos no sudeste do país, na sequência de uma nova onda de calor e também para fazer frente à chegada do ciclone Narelle ao noroeste do território

As autoridades proibiram fogueiras nos estados de Nova Gales do Sul e de Victoria, assim como no território onde se localizada a capital, perante o risco de fortes ventos intensificarem as chamas.

Cerca de uma centena de incêndios continuam ativos em Nova Gales do Sul, onde os bombeiros se têm concentrado sobretudo nos que afetam Deans Gap, no sudeste da localidade de Nowra, o oeste da localidade de Yass, e o Valle Kybeyan, a cerca de 20 quilómetros de Cooma.

O representante dos Serviços Rurais de Bombeiros de Nova Gales do Sul, Bridie O`Connor, afirmou, à cadeia australiana ABC, que as condições meteorológicas extremas, de mais de 40 graus centígrados, devem continuar no fim de semana.

Entretanto, os bombeiros do estado da Tasmânia, no sudeste, onde no fim de semana passado as chamas destruíram mais de uma centena de habitações, vários helicópteros e escavadoras juntaram-se ao combate contra os 28 incêndios, dos quais apenas um está fora de controlo.

Já no estado da Austrália Ocidental aguarda a chegada do ciclone Narelle, de categoria 4, que se encontra a cerca de 570 quilómetros da localidade de Exmouth, o qual se move a cerca de 16 quilómetros por hora.

Os serviços de emergência da Austrália Ocidental acreditam que o ciclone não irá tocar terra, apesar de as previsões indicarem que poderá passar perto de Exmouth, Onslow e Coral Bay, com ventos de 100 quilómetros por hora.