Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Artur Mas: "Queremos o que tem Portugal!"

Mundo

  • 333

Artur Mas, presidente da Catalunha

Lucília Monteiro

Está em marcha um projeto de país que pode mudar o mapa da Península Ibérica. A VISÃO falou com Artur Mas, o homem que pôs Madrid à beira de um ataque de nervos.

<#comment comment="[if gte mso 9]>

O presidente da Catalunha garantiu à VISÃO que os catalães desejam seguir o modelo português. As independências clássicas "já não existem", justifica.

É um homem afável, cordato, de olhar sereno. Mas a sobrancelha esquerda arrebita, quando usa a ironia. Há no seu rosto uns dentes imaculadamente brancos e um leve sorriso, mesmo quando as palavras que usa são duras. E, por estes dias, quase todas são dirigidas ao Governo de Espanha e ao PP de Mariano Rajoy. No último domingo, à margem da conferência de apresentação do programa eleitoral da CiU, o presidente Artur Mas tirou os óculos, esqueceu por minutos a formalidade e a rigidez destes eventos e explicou à VISÃO as razões pelas quais promete aos catalães, na próxima legislatura, a possibilidade de decidirem o seu futuro como nação. 

Como acha que o mundo está a olhar para a Catalunha neste momento?

Bom, creio que com expectativa, com interesse, esperando para ver o que acontece no dia 25 de novembro. O que, então, acontecerá é uma coisa muito simples: a Catalunha decidirá, democraticamente, qual será o seu futuro.

A sua candidatura tem como objetivo dar aos catalães a possibilidade de se decidirem por um Estado soberano, mas não usa a palavra independência. Porquê?

Porque, na Europa, as independências já não existem. Portugal é um País independente? Realmente? E a Espanha, a Holanda e os outros? São independentes? Já não têm moeda própria, nem banco central próprio para regular as taxas de câmbio e um dia nem sequer terão exército. E oxalá chegue esse dia, em que haja apenas um exército europeu. As fronteiras já não pertencem a cada país. Os capitais, as mercadorias e as pessoas circulam livremente e a independência clássica deixou de existir.

O que é que a Catalunha quer, então?

O que existe são os Estados. E a soberania, em determinados assuntos.  Nesse sentido, o que a Catalunha quer é ter os mesmos instrumentos que tem Portugal.

<#comment comment="[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment="[if gte mso 10]>