Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

9, o número mágico da Coreia do Norte

Mundo

  • 333

Ou mais uma razão para acreditar que o prazo dado como seguro para os representates diplomáticos nos país não foi ao acaso

A dinastia que tem liderado a Coreia do Norte não faz segredo da sua obsessão com o número nove. E o jornal britânico The Guardian fez uma análise que não deixará certamente mais tranquilos os que temem que a próxima quarta-feira marque a passagem das ameaças à ação, depois do aviso deixado às embaixadas no país.

Quando a Coreia do Norte se libertou da ocupação japonesa, em 1948, oito xamãs representavam as oito províncias do país. Destes, o de Pyongan-do era considerado o mais forte e terá dito a Kim Il-sung que o destino da sua linhagem estava ligado ao número nove, considerado auspicioso no Este da Ásia. Terá sido por isto que Kim Il-sung declarou o dia 9 de setemebro como a data da independência do país. E apesar de só existirem então cinco províncias, o líder ordenou o seu aumento para nove. O corpo de guarda-costas de Kim Il-sung foi nomeado 963 (uma combinação particularmente auspiciosa, pelo duplo 9).

A dinastia Kim tem também a sua própria cadeia alimentar, com quintas, restaurantes e produtos designados "Número 9".

O sucessor de Kim Il-sung, Kim Jong-il, sublinhava com frequência o facto de ter nascido a 16 de fevereiro (1+6+2=9). A sua designação como secretário do partido, o que efetivou o seu poder, aconteceu três anos e três meses depois da morte do pai.

Há mais datas ligadas à dinastia Kim que apontam para a importância do número 9, mas passemos a outras datas: o primeiro teste nuclear da Coreia do Norte ocorreu a 9 de outubro de 2006 (9 de 10+2+6...). O segundo lançamento de um míssel de longo alcance foi a 5 de abril de 2009. Houve um teste nuclear a 12 de fevereiro de 2013 (1+2+2+1+3=9). E, num dos vídeos divulgados recentemente no YouTube, que mostra os EUA em chamas, num míssel disparado vê-se o número 9 inscrito.

Agora, a Coreia do Norte avisa que só pode garantir a segurança das embaixadas até à próxima quarta-feira: 10-4-(20)13. É só fazer as contas...