Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Vídeos mostram a invasão em massa de ursos polares que está a causar o pânico nas ilhas russas de Nova Zembla

Mundo

Vários ursos polares têm cercado a povoação de Belushya Guba no arquipélago russo de Nova Zembla. Já foi declarado estado de emergência na região

Dezenas de ursos polares invadiram a povoação de Belushya Guba nas ilhas russas de Nova Zembla, com cerca de 3 mil habitantes. Os animais têm entrado nas casas e mexido nos lixos, assustando os residentes. As crianças não vão à escola com medo dos ataques dos animais e ninguém tem coragem de abandonar as suas casas.

"Nunca houve uma invasão em massa de ursos polares", conta, ao The Guardian, Zhigansha Musin, chefe da administração local. "Eles, literalmente, perseguem pessoas".

Depois de um pedido de ajuda das autoridades locais, as autoridades ambientais russas enviaram uma equipa de especialistas para a região, localizada no oceano Ártico, com o objetivo de sedar e retirar todos os animais de lá.

Alguns vídeos e fotografias da invasão de ursos nesta povoação foram já partilhados nas redes sociais:

Instagram
Instagram


A Rússia classifica os ursos polares como uma espécie em extinção e, por isso, é proibido abatê-los. Contudo, as autoridades já alertaram para a possibilidade de ter de se abater estes animais para garantir a segurança desta população, caso as tentativas de retirada dos ursos não dê certo.