Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Papa Francisco desafiado a seguir uma dieta vegan durante a Quaresma em troca de um milhão para a caridade

Mundo

VINCENZO PINTO / GettyImages

Caso o Papa aceite a proposta de uma ativista de 12 anos, a campanha Million Dollar Vegan promete doar um milhão de dólares a uma instituição de caridade

O papa Francisco foi desafiado por Genesis Butler, norte-americana vegan de 12 anos, a fazer uma dieta 100% vegetal durante 40 dias, na altura da Quaresma. Em troca, será doado um milhão de dólares (quase 900 mil euros) a uma instituição de caridade à escolha do papa.

Esta proposta, em forma de carta aberta escrita pela jovem ao Papa, faz parte da campanha Million Dollar Vegan, lançada na última quarta-feira em vários países -Portugal está incluído -, e pretende encorajar o mundo a experimentar ser vegan de 6 de março a 18 de abril.

Para tornar a decisão mais fácil de tomar, foi disponbilizado, no site da campanha, um kit de iniciação ao veganismo, escrito em várias línguas e com conteúdo diferente, dependendo de cada país. Ao mesmo tempo, foi lançada uma petição para que as pessoas possam pedir ao Papa que adira a esta dieta.

"Aproxima-se a Quaresma, um período de esperança e reflexão, e escrevo-lhe com um profundo respeito e apreciação por se manifestar em relação às alterações climáticas, à perda de habitats naturais e à poluição, e por ajudar a relembrar o mundo que a Terra é o lar que todos nós partilhamos", lê-se, no documento escrito por Genesis.

"Peço-lhe que se junte a mim e se abstenha de todos os produtos de origem animal durante a Quaresma e que apoie a campanha Million Dollar Vegan", pede, depois de referir que a campanha precisa do apoio de líderes influentes, como o Papa Francisco.

Francisco tinha já mencionado a sua preocupação com as alterações climáticas quando, em maio de 2015, publicou a encíclica Laudato Si, que se tornou histórica, já que foi a primeira vez que um papa mencionou, num documento destes, o tema do ambiente. "A crise ecológica e a destruição da biodiversidade em larga escala podem ameaçar a própria existência da espécie humana", lê-se, no documento.

Este projeto foi criado pela jovem ativista, que é o rosto da campanha, em conjunto com um casal britânico, Matthew Glover e Jane Land, que, unidos, pretendem ajudar a combater o impacto da exploração animal nas alterações climáticas. Em Portugal, os embaixadores da campanha são Rita Parente, designer, e André Nogueira, fotógrafo, que têm, em conjunto, um blogue, o Cocoon Cooks, com várias receitas vegan.

Genesis Butler, que é vegetariana desde os quatro anos e se tornou vegan aos seis, foi a oradora mais nova de sempre a fazer uma Ted Talk.