Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Putin conta como deu ordem para abater avião de passageiros durante Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi

Mundo

Dennis Grombkowski/ Getty Images

Uma chamada dos serviços de segurança, recebida pouco antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi, em 2014, determinou a decisão do presidente russo

Num documentário de duas horas exibido no domingo, Vladimir Putin revela como mandou abater um Boeing 737-800 com 110 passageiros a bordo depois de ter sido informado de que havia uma bomba a bordo e tinha como alvo o estádio onde, daí a pouco, decorreria a cerimónia de abertura das olimpíadas de Inverno de Sochi.

"Disseram-me: um avião que voava da Ucrânia para Istambul foi sequestrado, os sequestradores exigem aterrar em Sochi", conta o presidente russo no documentário a que a agência Reuters assistiu e que explica que no estádio de Sochi estavam mais de 40 mil pessoas.

Putin diz ainda que foi informado que, naquela situação, o plano de emergência dita que o avião seja abatido, pelo que deu a ordem.

No entanto, minutos depois, o Presidente recebeu outra chamada a dar conta de que não passara de falso alarme motivado por um passageiro alcoolizado.