Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Coreia do Norte abasteceu Síria com material necessário para fazer armas químicas

Mundo

KCNA/ Reuters

O relatório de um painel de peritos das Nações Unidos conclui que a Coreia do Norte tem enviado para a Síria recursos que podem ser usados para a produção de armas químicas

Dois dias depois de o regime de Bashar al-Assad ser acusado de usar gás de cloro nos bombardeamentos sobre Ghouta Oriental, um subúrbio de Damasco controlado pelos rebeldes, a CNN avança que a Coreia do Norte tem enviado para a Síria vários items que podem ser usados no fabrico de armas químicas.

A informação foi passada à cadeia norte-americana de informação por um diplomata do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que pediu anonimato, e consta de um relatório de um painel de peritos da ONU.

O mesmo documento relata que especialistas em mísseis de Pyongyang estiveram na Síria em 2016 e 2017, depois de alguns destes materiais terem sido enviados para o país.

O regime sírio tem negado repetidamente o uso de armas químicas, mas não faltam relatos por parte de médicos das organizações no terreno de vítimas de ataques químicos.

O mesmo relatório, segundo a CNN, diz que o governo sírio negou especificamente a presença de peritos norte-coreanos em mísseis no país, garantindo tratar-se de treinadores desportivos.