Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Momento de emoção no Parlamento australiano quando deputado gay faz pedido de casamento em pleno debate sobre casamento homossexual

Mundo

Foi a primeira vez que um pedido de casamento aconteceu durante um plenário e mereceu uma ovação dos outros deputados

Visivelmente emocionado, o deputado australiano Tim Wilson fez a inesperada pergunta momentos depois da introdução para discussão, na Câmara dos Representantes, do projeto de lei que visa abrir caminho para a legalização do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo no país.

O deputado do Partido Conservador no poder, de 37 anos, agradeceu ao companheiro Ryan Bolger, que assistia na galeria, ter aguentando os longos debates sobre o casamento homossexual.

"No meu primeiro discurso, defini a nossa relação com a aliança que usamos na nossa mão esquerda", recordou o político, antes de concluir: "Então, só faltava fazer uma coisa: Ryan Patrick Bolger, casas comigo?"

A resposta foi rápida - e foi um "sim" - e o plenário irrompeu em aplausos.

O projeto de lei deverá ser aprovado antes do Natal, depois da aprovação, na semana passada, pelo Senado, por uma larga maioria.

O casamento gay é debatido há mais de dez anos no país, com 61,6% dos australianos a mostrarem-se favoráveis numa consulta de opinião feita pelo correio pelo Instituto Nacional de Estatística australiano.