Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

"Vemo-nos no Natal", ameaça Daesh com imagens sugestivas em Nova Iorque, Londres e Paris

Mundo

Uma das imagens divulgadas pelo auto-proclamado Estado Islâmico mostram um homem vestido de Pai Natal, junto a uma caixa com explosivos, em Times Square, com a legenda "Vemo-nos no Natal em Nova Iorque... em breve"

Através de canais de comunicação encriptados, os extremistas do Daesh têm feito circular um conjunto de imagens com que ameaça levar a cabo vários ataques durante a época de Natal, nos EUA e na Europa.

Além do poster com uma montagem de um homem vestido de Pai Natal a olhar para uma multidão em Times Square, Nova Iorque, com uma caixa de dinamite junto a si, no chão, a nova campanha de propaganda ameaça também Londres e Paris. Em ambos os casos, vêem-se mercados de Natal em fundo, na Regent Street e junto à Torre Eifeel, com a legenda, em ingês, francês e alemão: "Em breve nas vossas festas."

À imagem da capital britânica foi sobreposto um Pai Natal ajoelhado junto a um terrorista encapuzado

À imagem da capital britânica foi sobreposto um Pai Natal ajoelhado junto a um terrorista encapuzado

No caso de Paris, foi acrescentada uma mão a segurar uma faca ensaguentada

No caso de Paris, foi acrescentada uma mão a segurar uma faca ensaguentada

Antes destas três imagens, o Daesh já tinha feito circular um poster que mostrava um terrorista a olhar para a Praça de São Pedro, no Vaticano, com um lançador de 'rockets', com a mensagem "Não evitem derramar o vosso sangue, a recompensa é o paraíso."

Na semana passada, outra imagem partilhada online mostrava um homem a conduzir em direção à Basílica de São Pedro com uma arma e uma mochila dentro do carro. Lia-se "Sangue no Natal. Por isso esperem..."

O ano passado, a 19 de dezembro, em Berlim, um camião investiu contra um mercado de Natal numa das avenidas mais concorridas da capital alemã, fazendo 12 vítimas mortais e mais de 50 feridos.