Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Uma "vitória" e uma "boa notícia" para a Europa: As reações à vitória de Macron

Mundo

  • 333

Philippe Wojazer/ Reuters

Os líderes mundiais vão reagindo às projeções que dão uma larga vitória a Emmanuel Macron

Trump felicita Emmanuel Macron

O presidente norte-americano, Donald Trump, felicitou hoje o recém-eleito presidente de França e disse estar ansioso por trabalhar com Emmanuel Macron.

"Parabéns a Emmanuel Macron pela sua grande vitória hoje para próximo Presidente de França. Estou muito ansioso por trabalhar com ele!", escreveu Trump na rede de 'microblogues' Twitter.

Presidente brasileiro promete cooperação do Brasil a Macron

O Presidente brasileiro, Michel Temer, saudou hoje Emmanuel Macron pela sua vitória nas eleições presidenciais francesas e prometeu a cooperação do Brasil ao novo chefe de Estado francês.

"Brasil e França continuarão a trabalhar juntos em favor da democracia, dos direitos humanos, do desenvolvimento, da integração e da paz", afirmou Michel Temer no Twitter.

António Costa felicita Macron por boa notícia para França, Europa e Portugal

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje, através de uma publicação no Twitter, o presidente francês eleito, Emmanuel Macron, enaltecendo que este resultado "é uma boa notícia para a França, para a Europa e para Portugal".

"Felicito Emmanuel Macron e o povo francês pelo resultado das eleições presidenciais", pode ler-se na página oficial de António Costa no Twitter.

Na opinião do primeiro-ministro, esta eleição é "uma boa notícia para a França, para a Europa e para Portugal".

"Confio que temos em Emmanuel Macron um excelente parceiro, empenhado em prosseguir e aprofundar as nossas excelentes relações bilaterais", sublinhou.

António Costa disse ainda estar convicto de que o novo presidente francês "trabalhará afincadamente para construir uma Europa mais forte, mais solidária e mais unida".

Hollande: Vitória de Macron reflete compromisso dos franceses com valores europeus

O ainda Presidente francês, François Hollande, felicitou hoje o seu sucessor no Eliseu, Emmanuel Macron, e afirmou que a ampla vitória do centrista reflete o compromisso dos franceses com os valores republicanos e europeus.

"A sua ampla vitória confirma que uma grande maioria dos nossos concidadãos desejaram unir-se em torno dos valores da República e marcar o seu compromisso tanto com a União Europeia (UE) como com a abertura da França para o mundo", disse Hollande, num comunicado divulgado pelo Eliseu (Presidência francesa).

"Liguei esta noite a Emmanuel Macron para o felicitar calorosamente pela sua eleição para a Presidência da República", indicou ainda o chefe de Estado cessante.

Emmanuel Macron, de 39 anos, foi ministro da Economia no governo socialista de François Hollande.

Donald Tusk: Franceses rejeitaram a "tirania" das notícias falsas

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, salientou hoje que os franceses votaram na "liberdade, igualdade e fraternidade", rejeitando a tirania das notícias falsas.

"Felicitações a Emmanuel Macron e aos franceses que escolheram a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade e disseram não à tirania das 'fake-news'", escreveu Tusk na sua conta no Twitter.

Merkel: Eleição de Macron é "vitória para Europa forte e unida"

O porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje a eleição de Emmanuel Macron para a presidência de França como "uma vitória para uma Europa forte e unida".

"Felicitações. A sua vitória é uma vitória para uma Europa forte e unida e para a amizade franco-alemã", escreveu Steffen Seibert no Twitter.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, também saudou a eleição do candidato centrista, afirmando, também no Twitter, que ela significa que "França continua no coração da Europa".

"A França esteve, está e mantém-se no coração da Europa", com a vitória de Macron e a derrota da extrema-direita, escreveu Gabriel.

Jean-Claude Juncker: Eleitores escolheram "um futuro europeu"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, felicitou hoje os eleitores franceses que escolheram "um futuro europeu" ao elegerem Emmanuel Macron chefe de Estado.

"Felicitações a Emmanuel Macron. Feliz por os franceses terem escolhido um futuro europeu", escreveu Juncker na sua conta de Twitter.

O chefe do executivo europeu salientou ainda que os europeus estão "juntos por uma Europa mais forte e mais justa".

Marcelo felicita Macron por uma vitória para a França e a Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje Emmanuel Macron pela histórica eleição, considerando que esta escolha representa uma vitória para a França e Europa e dos mais elementares valores da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Através de uma mensagem telegráfica à qual a agência Lusa teve acesso, o chefe de Estado transmitiu a Emmanuel Macron, em seu nome e "em nome de todos os portugueses, as mais sentidas felicitações pela histórica eleição" como Presidente da República Francesa.

"O povo francês decidiu hoje, sábia e soberanamente, eleger vossa excelência para o mais alto cargo da nação. Esta escolha em vossa excelência representa uma vitória para a França e para a Europa, e igualmente uma vitória da democracia e do estado de direito. Uma vitória dos mais elementares valores da liberdade, igualdade e fraternidade que fizeram da França uma referência no mundo", enfatizou.

Na opinião de Marcelo Rebelo de Sousa, estes são os "valores que alimentaram o rasgo de intelectuais portugueses e que serviram de farol a inúmeros emigrantes portugueses que, em épocas de maior privação, escolheram França como seu destino".

"Registo com apreço o acolhimento então sentido, a hospitalidade e a determinação das autoridades francesas em promover uma adequada integração", recordou.

O Presidente da República realçou ainda "o sucesso desses emigrantes de então, a que se juntam tantos outros nos dias de hoje, de cariz e formação distintas".

"Apraz-me registar que todos eles contribuem ativamente para o progresso económico e social de França, como aliás pude testemunhar ao celebrar, pela primeira vez na história, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no ano passado em Paris", salientou.

Theresa May "felicita calorosamente" Macron pela vitória presidencial

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, "felicitou calorosamente" Emmanuel Macron pela sua vitória nas eleições presidenciais realizadas hoje em França, declarou um porta-voz da líder britânica.

A França é um dos nossos aliados mais próximos e estamos ansiosos para trabalhar com o novo Presidente num amplo painel de prioridades comuns", escreveu o porta-voz britânico, num comunicado.