Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Escócia avança como novo referendo sobre independência

Mundo

  • 333

WPA Pool / GettyImages

A primeiro-ministra da Escócia anunciou o so seu governo vai pedir ao parlamento um novo referendo sobre independência do Reino Unido

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou hoje que vai pedir na próxima semana ao parlamento escocês autorização para convocar um novo referendo sobre a independência para o final de 2018 ou princípio de 2019.

"Na próxima semana, vou pedir ao parlamento escocês que me autorize a chegar a acordo com o governo britânico para lançar o procedimento que permitirá ao parlamento escocês legislar para um referendo sobre a independência", disse, numa declaração na sua residência oficial em Edimburgo.

Os escoceses recusaram a independência num referendo realizado em 2014, mas Sturgeon considera que a decisão britânica de sair da União Europeia acarretou uma "alteração substancial das circunstâncias".

Na consulta sobre o 'Brexit', realizada a 23 de junho, 52% dos britânicos votaram a favor, mas, na Escócia, 62% dos eleitores votaram pela permanência na UE.