Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Uma ida ao ginásio e eis Alicia Keys no furacão das redes sociais por renunciar à maquilhagem

Mundo

  • 333

Como outras estrelas de Hollywood, a cantora abdicou de maquilhar-se. Ao início estranhou, mas agora diz sentir-se "poderosa" ao natural. Só que o 'tribunal' da internet garante que ela apareceu de rosto retocado na gala MTV Video Music Awards, no último domingo, e a chuva de críticas já a obrigaram a reagir. Com uma selfie, um beijinho e uma curta declaração

Tudo começou depois de uma sessão fotográfica para arranjar material promocional para o novo albúm de Alicia Keys. Numa carta publicada no Lenny Letter, um semanário online feminista, a cantora conta que vinha do ginásio com um look simples e sem maquilhagem quando a fotógrafa Paola Kudacki lhe disse: "Vou fotografar-te assim. Estas músicas são verdadeiras e naturais e as fotos também vão ter de ser."

Alicia não escondeu que ao início ficou "desconfortável", "chocada" e "um pouco nervosa". A sessão foi executada com um simples cenário branco, num ambiente intimista. No final, a artista diz ter-se sentido poderosa como em poucas alturas da vida, "mais forte, mais livre e mais naturalmente bonita". Ao longo do texto, explica como esse momento foi determinante para deixar de utilizar maquilhagem e adotar o seu lado mais natural, sem se preocupar com aquilo que a sociedade pensa e com fotografias suas que os paparazzis pudessem publicar.

Antes de Alicia, já outras celebridades tinham ousado quebrar o que muitas vêem quase como uma imposição da sociedade e do mediatismo que as rodeia. A apresentadora Tyra Banks, as atrizes Megan Fox, Zoey Deschanel e Salma Hayek ou a antiga supermodelo Cindy Crawford estão entre as figuras de Hollywood que decidiram mostrar o seu verdadeiro eu aos seguidores nas redes sociais com uma "no makeup" selfie (fotos das duas últimas no final do artigo).

Mas foi a cantora de Fallin que agora recolocou o movimento "no makeup" na ribalta, ao ter surgido de rosto totalmente limpo na gala do Video Music Awards da MTV, no último domingo. E o assunto ganhou ainda mais eco por haver quem garanta, nas redes sociais, que nessa noite havia vestígios de maquilhagem na cara de Alicia. As críticas subiram de tom ao ponto de a terem forçado a defender-se.

Através da mesma via, Keys e o seu marido manifestaram-se de forma cordial mas assertiva, como escreve a revista Allure. Swiss Beatz, marido da artista, defendeu-a num vídeo publicado na rede social Instagram: "Ela não disse para vocês não usarem maquilhagem. Ela apenas não está interessada em utilizar maquilhagem." Já a cantora respondeu através da sua conta pessoal no Twitter, com uma selfie, uma declaração e um beijinho: "Não utilizar maquilhagem não significa que seja anti maquilhagem. Usem vocês."

Instagram
Instagram