Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Quem ganha mais com as vendas de Hulk e Witsel?

Futebol

  • 333

Os russos do Zenit de St. Petersburgo encheram os cofres de Benfica e FC Porto. Os encarnados receberam 40 milhões por Witsel e os dragões cobraram 60 milhões por Hulk. DESPORTIVAMENTE, QUAL DOS DOIS CLUBES FICA A GANHAR? DÊ A SUA OPINIÃO

O Zenit acionou a cláusula de rescisão do contrato que Axel Witsel tinha com o Benfica e vai pagar 40 milhões de euros pela contratação do futebolista belga, que assinou por cinco anos com o clube russo.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube da Luz anunciou a saída de Witsel pelo valor da sua cláusula de rescisão, pouco depois de o Zenit ter anunciado a contratação do médio de 23 anos no seu site oficial.

Minutos antes de ter revelado a aquisição do médio belga, que irá vestir a camisola número 28, o Zenit já tinha anunciado a contratação do portista Hulk.

O brasileiro vai transferir-se do FC Porto para o Zenit, que pagará cerca de 60 milhões de euros pelo jogador, 40 dos quais serão lucro absoluto para os portistas, revelou à Lusa o empresário do futebolista. 

Segundo Teodoro Fonseca, os portistas recebem 40 milhões de euros (ME), por 85 por cento do passe do avançado, enquanto o montante restante é distribuído pelo fundo que detinha 15 por cento (nove ME) dos direitos desportivos, pela comissão de 10 por cento por intermediação (seis ME) e pelo fundo de solidariedade, equivalente a cinco por cento do valor global (três ME).

Segundo a mesma fonte, dos 60 milhões são, também, retirados valores de prémios desportivos a receber pelo jogador e pelo agente, uma verba a rondar os dois milhões de euros.

A cláusula de rescisão de Hulk era de 100 milhões de euros. 

DEBATE: QUEM FICA A GANHAR?

A nível financeiro, é evidente que estes parecem ser dois grandes negócios para os clubes portugueses. Mas, a nível desportivo, qual dos dois fica a ganhar? Ou a perder? Dê a sua opinião no final desta página.