Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

'Troika' de regresso a Portugal para segunda missão intercalar em dois meses

Economia

  • 333

A 'troika' volta esta segunda-feira a Portugal para mais uma missão intercalar, apenas uma semana depois da aprovação definitiva da sétima revisão do Programa de Assistência Económica e Financeira e a três semanas do início da oitava revisão

Os técnicos da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu estarão em Portugal numa "missão intercalar, de caráter técnico," e que permitirá também "algum trabalho do oitavo exame regular, que ocorrerá a partir de 15 de julho", segundo o Ministério das Finanças.

No entanto, o plano de trabalhos da 'troika' e os motivos da segunda missão intercalar depois da apresentação por Vítor Gaspar dos resultados da sétima avaliação não foram divulgados.

A oitava avaliação do programa tem início marcada para daqui a três semanas.

A troika já tinha enviado uma missão intercalar a Portugal após o chumbo do Tribunal Constitucional de quatro normas do Orçamento do Estado para 2013, que provocou na altura um rombo nas contas deste ano na ordem dos 1.326 milhões de euros, segundo as contas do Ministério liderado por Vítor Gaspar.

Essa missão teve como objetivo verificar as condições de execução orçamental e validar as medidas substitutivas que permitirão assegurar a execução orçamental de 2013.